AÇO E ARQUITETURA NA FKVG: UMA RELAÇÃO DE LONGA DATA

Os exemplos de projetos concebidos a partir de estruturas de aço, na arquitetura de vanguarda, vão desde a Torre Eiffel, em Paris, aos arranha-céus norte-americanos da Escola de Chicago e às pontes e passarelas de Santiago Calatrava na América Latina.


Casa de aço, estrutura de concreto. A USIMINAS, projeto que se tornou um marco na arquitetura mineira, não teve o aço como um dos componentes de sua sede, mas ao longo dos 41 anos do escritório diversos projetos contaram com a presença do material. O projeto da sede da siderúrgica teve a participação de István Farkasvölgyi, fundador da Farkasvölgyi Arquitetura no ano de 1973, quando a nova sede da USIMINAS se consagrou com sucesso na arquitetura de Minas Gerais.

No ano de 1995 o projeto da Sede do antigo Pré-Vestibular Pitágoras ganhou o conceito de lajes mistas conhecido também como steel deck. As lajes são compostas por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. A versatilidade, a relação entre custo e benefício e, principalmente, a simplicidade e a velocidade obtida no canteiro de obras foram importantes para a adesão do produto que foi amplamente difundido no Brasil na década de 70. Assim como a sede do Pitágoras, ainda na década de 90, a concessionária DIMAV, localizada no Vale do Aço teve o aço inoxidável como elemento essencial à beleza e brilho da edificação. O uso do material foi além dos tradicionais revestimento e vedação, e também esteve presente como material especificado na fabricação de perfis de esquadrias.
O Museu das Minas e do Metal está com uma programação em especial do dia 09/04 a 10/05 para comemorar o Dia Nacional do Aço. Acesse o site para maiores informações: Site Museu das Minas e do Metal

Para conhecer mais detalhes dos projetos, acesse nosso site:
SEDE DA USIMINAS
SEDE PITÁGORAS
CONCESSIONÁRIA DIMAV