Escritório Parque Usiminas: conheça o projeto publicado na revista Projeto

A edição nº 16 trouxe o projeto da atual sede da Usiminas, em Belo Horizonte, e que representa o marco inicial nas atividades da Farkasvölgyi Arquitetura.

O primeiro estudo preliminar elaborado para o Edifício-Sede das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais, em 1974, utilizava, como suporte de corpo principal, duas vigas-caixão em chapas de aço auto-oxidável apoiadas em duas elevações do terreno e com 138 metros de comprimento por 12 metros de altura e 6 metros de largura.

Estudadas as condições de viabilidade econômica, já que a viabilidade técnica tinha sido comprovada pelos consultores da Usiminas, chegou-se à conclusão que o estudo inicial tinha que ser totalmente reformulado, não só pelo alto custo do sistema estrutural, como também por ter havido um redimensionamento nos organogramas, no sistema de ocupação do prédio e no número de usuários.

Além disso, a Usiminas não pretendia fazer o “prédio do século”, em que o monumental predominasse sobre o financeiro e sobre o bom funcionamento.

Os arquitetos István Farkasvölgyi, Álvaro Hardy e Raphael Hardy Filho seguiram essas premissas. E se não fizeram o “prédio do século”, conseguiram projetar um edifício que tornou-se um marco da arquitetura em Minas Gerais.

+Conheça mais detalhes do projeto: Sede Usiminas

+Confira a matéria completa acessando o link: Revista Projeto – Sede Usiminas