Aço e Arquitetura: Combinação de Sucesso

A construção civil é hoje o setor que mais consome aço, material que revolucionou a arquitetura no século XX e seu uso de forma inovadora faz parte da história da Farkasvölgyi.

Os 40 anos de história da Farkasvölgyi Arquitetura, comemorados este ano, tiveram início coincidentemente com a imensa importância do aço em um determinado momento histórico do Brasil. Era a década de 1970 e a Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais ganhava destaque dentro do contexto econômico e político num período em que a reativação da indústria pesada nacional dependia fundamentalmente do fornecimento de aço. Foi justamente nesse cenário que surgiu a necessidade da nova sede da empresa, projeto que levou o arquiteto István Farkasvölgyi a criar o escritório.
conheça mais detalhes do projeto:
Sede Usiminas
confira na íntegra a matéria publicada:
Revista Projeto nº9 ano 1980
Aliás, aço e arquitetura representam uma combinação de sucesso. Métodos de construção em aço e ferro estão entre os grandes avanços da arquitetura e que permitiram a construção de estruturas mais altas e resistentes. Hoje, o aço também é a resposta na realização de formas mais complexas. Vários são os exemplos do uso do aço na história da Farkasvölgyi.

 

Em 1995 o projeto da sede do Pré-vestibular Pitágoras, que viria futuramente a abrigar a Faculdade Pitágoras, foi realizado completamente com estruturas em aço, tendo sido o primeiro edifício na América Latina a utilizar o sistema “steel deck”, representado por lajes compostas por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. O sistema funciona como plataforma de serviço e suporte para o concreto e dispensa parcial ou totalmente os escoramentos, permitindo agilidade na etapa de execução e reduzindo custos com mão de obra e com aluguel, montagem e desmontagem de equipamentos.
conheça mais detalhes do projeto:
Sede Faculdade Pitágoras
confira na íntegra a matéria publicada:
Revista Finestra nº9 ano 1997

 

O aço está presente também em quase todos os projetos de concessionária realizados pela Farkasvölgyi no Brasil, como é o caso das concessionárias Chevrolet Tork – em Brasília, e Honda Tecar localizada em Goiânia.
conheça mais detalhes dos projetos:
GM Tork Brasília
Honda Tecar Goiânia
confira na íntegra a matéria publicada:
Revista Finestra nº66 ano 2011
Mas o exemplo de concessionária mais adequado para falar de aço talvez seja a concessionária Dimav, localizada na cidade mineira de Ipatinga, uma das mais desenvolvidas do interior mineiro e também uma das mais importantes da região do Vale do Aço, onde estão situadas as grandes indústrias de produção de aço no país. Nada mais natural, portanto, que esse material ocupasse lugar de destaque neste projeto de 1995, assinado pelos arquitetos István e Bernardo Farkasvölgyi.

O uso do aço inoxidável foi além do revestimento e vedação, atingindo o pioneirismo de ser especificado como material para fabricação dos perfis das esquadrias. A beleza do material realçou o brilho da edificação e acentuou seu aspecto regional. Em todo o projeto, composto de formas geométricas regulares, esquadrias e colunas revestidas de aço inoxidável ganham destaque como elementos ornamentais.
conheça mais detalhes do projeto:
DIMAV Veículos
confira na íntegra a matéria publicada:
Revista Finestra nº5 ano 1997